segunda-feira, 22 de abril de 2013

ATIVIDADES DE ROTINA NA PRÉ-ESCOLA


A rotina estruturada junto com os alunos organizará os diversos momentos do dia-a-dia e o planejamento, possibilitando a escolha da atividades. Alguns horários pré-estabelecidos serão necessários, quando se trata de atividades que envolvam outras turmas e lugares comuns da escola (pátio, biblioteca, cantina, etc.). Outros horários poderão ser mais flexíveis por envolverem apenas os alunos e o professor de uma determinada turma.
Não se pode esquecer de determinar com os alunos a ordem das atividades e a duração (tempo) das mesmas.
Essa atitude levará a criança a ser mais independente, agindo com mais liberdade e autonomia.
A utilização de símbolos visuais (desenhos), auditivos (músicas) e ações (movimentos) ajudam a compreensão da rotina, auxiliando no cumprimento do combinado.
A escolha desses símbolos deve ser feita pelo grupo de alunos; utilizando os próprios desenhos doa alunos. Os símbolos podem ser confeccionados em cartões e colocados em um quadro de pregas ou no própria lousa. Todas as atividades podem ser simbolizadas, mais de uma de cada vez.







Postar um comentário