sábado, 16 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - INSETOS


SEQUÊNCIA DIDÁTICA TENDO COMO OBJETIVO TRABALHAR O CONHECIMENTO SOBRE OS INSETOS JOANINHAS E FORMIGAS


DESCRIÇÃO PESSOAL DO LIVRO

Trata-se de um livro com uma história rimada. A história de uma joaninha que perde as pintinhas e por não ser reconhecida pela mãe fica triste e decide procura-las. É aí que surge a seguinte pergunta: Você já viu uma joaninha que não seja pintadinha? Pretas com pintinhas amarelas, vermelhas com pintinhas pretas... Cada uma tem sua cor e beleza. A nossa joaninha perdeu suas pintinhas... E agora?
O livro leva o leitor a um mundo delicioso de aventura! Suas rimas faz com que a história encante e envolva... Com ilustrações de Jeffeson Galdino coloridas e de grande qualidade e de um excelente texto de Ducarmo Paes “A joaninha que perdeu as pintinhas” é uma ótima dica de leitura.

CONHECENDO AUTORA E ILUSTRADOR

A autora: Ducarmo Paes

Professora alfabetizadora,escreveu outros livros infantis como: Fubazinho, Zé Pião, Bem-me-quer e Marieta quer falar. Poetiza e prosadora coordena o projeto Ler com Prazer e integra o projeto Ser e Conviver, da Noovha América Editora atua como oficineira
em projetos educacionais e mora na cidade de Santo André.

O ilustrador: Jefferson Galdino

Ilustrador, autor e designer gráfico. Já trabalhou em vários projetos editoriais, tendo criado diversas capas de livros. Formado em Publicidade e Propaganda no ano de 1997. Autor e ilustrador dos livros "Como surge a vida","Bom-dia, Bela! Ilustrou diversos livros infantis: Que dificuldade!, Duas dezenas de trava-línguas, Animal city.



                   DESCRIÇÃO PESSOAL DO LIVRO


Trata-se de um livro formidável com informações sobre as formigas, sua importância, como é a formiga, o seu nascimento, a formação da colônia, como vivem,a comunicação entre elas, tipo de formigas: As colhedeiras, formiga-caçadora,formiga-costureira,formiga garrafão, formiga-cortadeira, o funcionamento de um sauveiro entre muitas curiosidades.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: INSETOS
OBJETIVOS:

  • ampliar o conhecimento as joaninhas e as formigas;
  • ler para localizar informações;
  • montar uma ficha técnica dos insetos estudados;
  • realizar pesquisas;
  • observar, registrar e comunicar semelhanças e diferenças entre os insetos;
  • saber utilizar a enciclopédia;
  • refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética.
DISCIPLINAS:


Língua Portuguesa e Ciências

CONTEÚDOS:

Práticas de Leitura e escrita;
Insetos;
Características dos insetos;
Apropriação do Sistema de Escrita.

TEMPO ESTIMADO:

duas semanas

MATERIAL NECESSÁRIO:

quadro, caderno,  papel a4, enciclopédias,  lápis, lápis de cor, cartolina.

PROCEDIMENTOS

1º DIA

Leitura do livro "A JOANINHA QUE PERDEU AS PINTINHAS" fazendo, antes, uma exploração da capa, autor, ilustrador, ilustração,editora e, após a leitura realizar questionamentos sobre o conteúdo: insetos que conhecem, se toda joaninha possui pintinhas, quantas patas elas possuem, o que elas comem, as cores das joaninhas são sempre vermelha com pintinhas pretas? Realizar os questionamentos e copiando em uma cartolina para ficar registrado o conhecimento prévio dos alunos sobre o inseto. Explorar o livro com as seguintes atividades:
Em uma cartolina copiar um trecho da história e pedir que as crianças circulem ou pintem as palavras que rimam. Em seguida trabalhar as palavras em um caça palavras coletivo fazendo logo em seguida uma atividade em folha onde teriam que, agora sozinhas, identificar as rimas do trecho escolhido. Após essa atividade  produzir um cartaz com os conhecimentos prévios das crianças com relação a joaninha. 

ATIVIDADES






2º DIA


Levar para sala um texto ampliado sobre a joaninha. Realizar a leitura grifando as características desse inseto. Entregar uma cópia para cada criança e pedir que elas grifem as informações referentes ao animal estudado. Em seguida utilizando as informações encontradas no texto compará-la com as informações do cartaz feito pelas crianças. De a cordo com as informações criar um cartaz sobre a joaninha. Em seguida criar um banco de palavras com as palavras desconhecidas para elas.





3º  DIA


Levar as crianças à biblioteca e com as características da joaninha em um álbum seriado e um banco de palavras, pesquisar o significado dessas palavras desconhecidas. Depois realizar coletivamente uma cruzadinha e um caça palavras com as características da joaninha e depois individualmente.




4º DIA


Tendo uma imagem ou desenho de uma joaninha ampliado servindo como fonte de pesquisa, pedir que as crianças façam o desenho dela e pinte com tinta guache. Expor o trabalho. Para casa propor uma atividade de pesquisa sobre as formigas e suas características.


5º DIA


Com a pesquisa dos alunos montar um cartaz com as características das formigas. Depois realizar a leitura do paradidático "A VIDA DA FORMIGA" chamando a atenção das crianças para alguma característica que não tenha sido colocada no cartaz em seguida fazer uma análise comparativa entre a joaninha e a formiga utilizando a seguinte atividade:





CONHECENDO O LIVRO

6º DIA


Apresentar um cartaz com  curiosidades sobre as formigas ler para as crianças. Depois representá-las através de desenho. 





7º DIA


Confeccionar a ficha técnica da joaninha e da formiga em folha de papel. Depois expor no pátio em varais.




8º DIA


Na aula de Arte confeccionar uma formiga com argila

Um comentário:

Anônimo disse...

Em apenas cogitar na mente a referida pergunta, mostra-se que há um desconhecimento da Bíblia Sagrada. Se o ESPÍRITO NÃO DECLARAR NO CORAÇÃO A EXISTÊNCIA, DO SENHOR JESUS CRISTO, É MENOR A POSSIBILIDADE DE QUALQUER SER HUMANO, SEJA ELE HISTORIADOR OU QUALQUER OUTRO SER HUMANO.