quinta-feira, 17 de novembro de 2016

JOGO DA ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO - ASMD



Olá pessoal! Hoje trouxe para vocês uma experiência fantástica! O jogo da ASMD esse jogo é empolgante, fiz hoje com meus alunos. Descobri navegando na net foi desenvolvido por Evandro Veras.No final da postagem você pode conferir o endereço do blog dele.
 Confeccionamos, analisamos o jogo, foram feitos questionamentos riquíssimos e sem falar que eles amaram. Esse jogo desenvolve o raciocínio lógico do aluno e isso é fundamental para a formação do pensamento matemático. É importante ressaltar que dependendo do ano esse jogo é totalmente adaptável. Dependendo do seu objetivo utilize o jogo com a subtração e divisão ok? Ou utilize só dois dados certo? Fica ao seu critério.

Bem, vamos ao material:

PRECISAREMOS DE

01 tabuleiro de cartolina ou madeira. O meu eu fiz de cartolina.
01 garrafa pet de 250 ml. A garrafa impede que os dados fiquem caindo no chão.
05 tampinhas de cores diferentes.
03 dados

COMO JOGAR

O tabuleiro tem espaço para 5 jogadores, cada jogador, na sua vez, irá jogar os dados, após obter o resultado nos dados, o aluno decidirá qual operação irá realizar para obter o resultado da primeira linha do tabuleiro, no caso o número 1. Acertando coloca a tampinha no resultado, errando passa a vez e se não souber passa a vez também.
Acertando vai seguindo a sequência sem pular números. Joga os dados realiza a operação que tem que ter resultado correspondente ao número que o jogador se encontra na sequência, exemplo: nos dados dão os números 4, 3 e 2 e o aluno inicia pelo número 1 do tabuleiro, ele terá de realizar uma operação e o resultado necessariamente necessita ser 1. Veja:  3+2-4=1. 
Vence quem alcançar o número 10 primeiro.





Olha esse vídeo explicativo!


 



créditos vai para um blog muito bom, vale a pena conferir http://professorphardal.blogspot.com.br/



Nenhum comentário: