quinta-feira, 2 de março de 2017

SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA O NÍVEL PRÉ SILÁBICO


As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

OBSERVAÇÃO DE ATOS DE LEITURA E ESCRITA:

Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.

ATIVIDADES PARA DISTINÇÃO DE LETRAS E NUMERAIS:

Manipulação intensa do alfabeto móvel;
Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe;
Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).

JOGOS DIVERSOS

bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
memória de letras, nomes, desenhos;
dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
baralho de nomes, figuras;
quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

JOGOS COM CARTÕES:

parear cartões com nomes iguais;
parear cartões com desenhos;
parear cartões com letras.

JOGOS COM ALFABETO MÓVEL:

cobrir fichas ou crachás;
formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
separar e agrupar letras iguais;
classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

ÁLBUNS:

de rótulos e embalagens;
de nomes e retratos ou auto-retrato;
da história de vida da criança.

JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS: 

com rimas;
adivinhações;
telefone sem fio;
hora de surpresa;
recados orais;
jornal falado.

OUTRAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS:

leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
planejamento da rotina do dia;
avaliação dos trabalhos do dia;
relatório oral de experiências;
histórias mudas;
produção de texto oral – coletivo;
conversa informal;
correio;
etiquetação de objetos;
estudo e interpretação de gravuras;
jogos de atenção;
análise e síntese de palavras;
interpretação oral de textos;
reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
reconto e reescrita de histórias;
auto ditado e escritas espontâneas.


É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.

VEJA TAMBÉM ATIVIDADES PARA O NÍVEL SILÁBICO ALFABÉTICO
Postar um comentário