quarta-feira, 21 de março de 2018

SUGESTÕES DE ETAPAS PARA UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA



ESPECIFICIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Em uma sequência didática devemos valorizar alguns momentos que exaltará  não só as habilidades cognitivas como também as socioemocionais. A dimensão afetiva é um dos componentes fundamentais do processo de alfabetização escolar.

PRIMEIRO MOMENTO

Considerar o contexto de produção e ativação dos conhecimentos prévios dos alunos:
Pergunte se os alunos já viram, por exemplo uma receita ou um poema dependendo do gênero textual a ser trabalhado. Pergunte se eles sabem um poema de cor, se sabem o que é ser um poeta por exemplo. 
SEGUNDO MOMENTO

Inferência a partir da ilustração e do título
Mostre o título e ou imagem que exista no texto e explore perguntando se eles sabem do que se trata o texto pelo título e pelas imagens. Deixe as crianças falarem, se expressarem.

TERCEIRO MOMENTO

Audição do poema lido pelo professor em voz alta, em cartaz
O texto deve ser escrito em cartaz com letra bastão com tamanho suficiente para a leitura à distância pelos alunos da classe. O professor lê com ritmo e entonação adequada enquanto desliza a mão sobre as palavras do texto.


QUARTO MOMENTO

Leitura em voz alta pelo professor em voz alta, em folha
Enquanto o professor faz a leitura do poema em voz alta os alunos acompanham a leitura apontando as palavras no texto, como dedo.

QUINTO MOMENTO

Apreciação pelos ouvintes, confirmação e refutação das hipóteses levantadas
Gostaram? Algo a comentar? O que vocês pensaram que poderia surgir no texto, se confirmou?

SEXTO MOMENTO

Levantamento de perguntas para ajudar na compreensão do texto. Perguntas para o desenvolvimento de habilidades de localização de informações explícitas e inferir a partir do contexto.

NONO MOMENTO

Separação de partes e ordenação do texto
O professor recorta o texto em partes e pede para os alunos ordenarem tendo o cartaz como suporte.

DÉCIMO MOMENTO

Destaque de palavras significativas do texto
Circular no texto palavras de significância ditada pelo professor(palavras que intencionalmente seja escolhida para ser trabalhada posteriormente)

DÉCIMO PRIMEIRO MOMENTO

Trabalhando com as palavras escolhidas
Primeira letra, última letra, quantidade de letras e de sons, som inicial, som final, quais vogais e consoantes

DÉCIMO SEGUNDO MOMENTO

Formação de novas palavras
Formar novas palavras a partir da primeira letra das palavras destacadas, construir uma lista de nomes iniciados com a primeira letra ou primeiro som

DÉCIMO TERCEIRO MOMENTO

Desenvolvimento da consciência fonológica
Trocar a primeira letra por outra, promover o diálogo sobre a permanência de algumas letras e a troca de apenas a letra inicial. Chamar a atenção para a mudança de significado da palavra com a alteração de uma letra. Encontrar palavras com o mesmo som. Encontrar outras palavras dentro da palavra

OBS.: Outras atividades poderá servir de complemento como: bingo de palavras, texto fatiado e lacunado, escrita das palavras com o alfabeto móvel entre outos.


















Nenhum comentário: